O Segredo para viver um Relacionamento Incrível
Relacionar-se é uma arte e também um processo.
Um relacionamento feliz e bem sucedido não acontece por acidente.
Tudo é um sistema.
Quando esse código é decifrado, seu relacionamento se torna leve.
Mas então… por que tantas pessoas sofrem?
Quando se casam e como tempo passam a se desentender…
Sentem-se magoadas com palavras duras, assim como pela falta de comunicação.
Hoje eu quero compartilhar com você uma explicação da inteligência emocional, para que, ao final dessa leitura, você entenda que o ato de se relacionar, seja em um casamento, com os filhos, no trabalho, com amigos… envolve trabalhar com as emoções dentro de você.
Ao descobrir quando colocar cada uma delas em campo, você melhora sua capacidade de compreensão (empatia) e de comunicação em sua vida.
As Emoções Negativas Dentro De Nós
Você já se viu pegando pesado em palavras e magoando quem ama numa briga?
Parece que nenhum pensamento de clareza e amor chega até sua mente e as palavras que saem são amargas e ferem como uma espada, porque as emoções negativas tomam conta e você não consegue mais se acalmar.
E quanto mais você fala, a situação só piora.
Agora…
Você já teve calma diante de uma situação de tensão?
Durante uma emergência ou assistindo a uma discussão da qual você não fazia parte …
Ou quando não revidou uma ofensa …
Isso não acontece por acaso.
Nós temos 2 tipos de emoções dentro de nós.
- As emoções tóxicas, aquelas que nos transformam em quem não queremos ser.
- As emoções saudáveis, aquelas que trazem equilíbrio, que aumentam a percepção sobre o que está acontecendo e geram soluções positivas.
De um lado, as emoções desequilibram e destroem.
Esse é o Eu-Ilógico em ação.
Ele acredita que não se deve levar desaforo pra casa.
Porém, algumas pessoas acessam as emoções saudáveis diante de um foco de tensão, a criatividade e a empatia. Esses processos são o domínio do Eu-Protagonista.
A neurociência explica que temos processos mentais intencionais e intuitivos.
- O Eu-Ilógico lida com a reação.
- O Eu-Protagonista lida com a ação.
É por esse motivo que 99% da população deve se dedicar para aprender técnicas para a utilização de recursos intelecto-emocionais para o desenvolvimento de uma mente inteligente, criativa e saudável.
Enquanto não mapearmos nossos medos, gatilhos mentais e procurarmos entender porque, muitas vezes, fazemos o que não gostaríamos de fazer, os padrões irão se repetir.
A IMPORTÂNCIA DE CONHECER E GERIR SUAS EMOÇÕES E DESENVOLVER DOMÍNIO PRÓPRIO
No livro “Gestão da Emoção”, Augusto Cury descreve como identificar o mau uso da emoção e o gasto desnecessário de energia.
Augusto Cury tem mais de 25 milhões de livros vendidos no Brasil , publicado em mais de 70 países. Foi por isso que eu fui estudar com ele para aprender técnicas de inteligência e emocional para gerenciar a ansiedade, melhorar o despenho pessoal e profissional e conquistar uma mente saudável e equilibrada.
Ele fala sobre algumas armadilhas da mente que refletem negativamente na nossa vida e, obviamente, em nossos relacionamentos.
O Sofrimento por Antecipação desgasta o cérebro de forma intensa e se caracteriza pela angústia por coisas que ainda não aconteceram – e que provavelmente nunca acontecerão.
Isso mesmo. Provavelmente, mais de 90% das nossas preocupações não se concretizam, e os 10%, quando acontecem, não são tão dramáticos quanto imaginamos.
Hoje em dia, até crianças e adolescentes já sofrem por antecipação.
Já a Ruminação do passado se encarrega o tempo todo de fazer o resgate das mágoas e impede as pessoas, os casais de reescreverem suas histórias com saúde emocional e alimenta as crises.
Essas armadilhas são consequências de fenômenos inconscientes da nossa mente, por isso é fundamental aprender a usar o passado de forma inteligente para crescer, aprender e evoluir.
Como você já deve ter percebido, essas duas armadilhas já são suficientes para destruir os relacionamentos, afinal, quem não erra?
Mas Sandra… como as ferramentas de gestão da emoção podem me ajudar a não cair nas armadilhas da mente?
É isso o que eu vou compartilhar com você no próximo post!!
Um beijo,
Sandra Venuto