alfabeto emocional

Você conhece o alfabeto emocional?

Que a medicina em geral e a psiquiatria orientam seus pacientes sobre a grande importância do bom humor, aos bons sentimentos e à afetividades sadia na qualidade de vida e na saúde mental, você já sabia.
Mas, você tem se dedicado a aplicar isso em sua vida?

O Dr. Juan Hitzig, médico especialista em psico-biologia, estudou as características de alguns longevos saudáveis e concluiu que, além das características biológicas, o denominador comum entre todos eles está em suas condutas e atitudes.

“Cada pensamento gera uma emoção e cada emoção mobiliza um circuito hormonal que terá impacto nas trilhões de células que formam o organismo”, explica o médico.

O Dr. Juan Hitzig separa nossos comportamentos em Condutas S e Condutas R, cada uma gerando suas emoções específicas.

As condutas “S”: serenidade, silêncio, sabedoria, sabor, sexo, sono, sorriso, promovem secreção de Serotonina, enquanto que as condutas “R”: ressentimento, raiva, rancor, repressão, resistências, facilitam a secreção de CoRtisol, um hormônio coRRosivo para as células, que acelera o envelhecimento.

alfabeto emocional

As condutas “S” geram atitudes “A”: ânimo, amor, apreço, amizade, aproximação.

As condutas “R”, pelo contrário, geram atitudes “D”: depressão, desânimo, desespero, desolação.

alfabeto emocional

Se colocarmos em prática nossa gestão emocional e aprendermos a, cada vez mais, utilizarmos as condutas S em nossa vida, iremos viver mais tempo e melhor, porque o “sangue ruim” (muito cortisol e pouca serotonina) deteriora a saúde, oportuniza as doenças e acelera o envelhecimento. O bom humor, pelo contrário, é a chave para a longevidade saudável.

 

Tem alguma experiência para compartilhar com a gente? Então deixe seu comentário! Compartilhe esse texto com alguém que você goste.

Pense nisso!

Márcio e Sandra

Fonte: Longevus

1 Comentário

  1. Verdade as condutas R estão acabando comigo saúde está péssima vários dias de dor de cabeça tento me controlar pensar positivo mas a dor vem e me pega dormindo sempre acordo de madrugada com dor de cabeça que duram até 4 dias

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close