Alfabeto emocional: o segredo para a longevidade
Você conhece o alfabeto emocional?
Que a medicina em geral e a psiquiatria orientam seus pacientes sobre a grande importância do bom humor, aos bons sentimentos e à afetividades sadia na qualidade de vida e na saúde mental, você já sabia.
Mas, você tem se dedicado a aplicar isso em sua vida?
O Dr. Juan Hitzig, médico especialista em psico-biologia, estudou as características de alguns longevos saudáveis e concluiu que, além das características biológicas, o denominador comum entre todos eles está em suas condutas e atitudes.
“Cada pensamento gera uma emoção e cada emoção mobiliza um circuito hormonal que terá impacto nas trilhões de células que formam o organismo”, explica o médico.
O Dr. Juan Hitzig separa nossos comportamentos em Condutas S e Condutas R, cada uma gerando suas emoções específicas.
As condutas “S”: serenidade, silêncio, sabedoria, sabor, sexo, sono, sorriso, promovem secreção de Serotonina, enquanto que as condutas “R”: ressentimento, raiva, rancor, repressão, resistências, facilitam a secreção de CoRtisol, um hormônio coRRosivo para as células, que acelera o envelhecimento.
As condutas “S” geram atitudes “A”: ânimo, amor, apreço, amizade, aproximação.
As condutas “R”, pelo contrário, geram atitudes “D”: depressão, desânimo, desespero, desolação.
Se colocarmos em prática nossa gestão emocional e aprendermos a, cada vez mais, utilizarmos as condutas S em nossa vida, iremos viver mais tempo e melhor, porque o “sangue ruim” (muito cortisol e pouca serotonina) deteriora a saúde, oportuniza as doenças e acelera o envelhecimento. O bom humor, pelo contrário, é a chave para a longevidade saudável.
Tem alguma experiência para compartilhar com a gente? Então deixe seu comentário! Compartilhe esse texto com alguém que você goste.
Pense nisso!
Márcio e Sandra
Fonte: Longevus
Verdade as condutas R estão acabando comigo saúde está péssima vários dias de dor de cabeça tento me controlar pensar positivo mas a dor vem e me pega dormindo sempre acordo de madrugada com dor de cabeça que duram até 4 dias